O uso da tela mangueirão é mais um passo para isolar e proteger granjas de suínos, levando maior biosseguridade à atividade.
Nas últimas décadas, o aumento da demanda por alimentos levou a indústria suinícola a aumentar o volume da produção, sem comprometer a biosseguridade. Para isso, cada detalhe precisa ser considerado, inclusive as telas das granjas. Então, conheça a tela mangueirão.
Desenvolvida com o objetivo de cercar e isolar as granjas, essa tela é mais uma barreira que evita a exposição dos suínos aos agentes patogênicos, causadores de doenças como gripe e peste suína.
Neste conteúdo, entenda a importância da biosseguridade na criação de suínos, assim como as vantagens da tela mangueirão para alcançar esse objetivo.
Biosseguridade em granjas: medida imprescindível na garantia da saúde de suínos
A suinocultura brasileira é uma grande produtora e exportadora de carne suína. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) destacam que em 2022 o Brasil produziu 5 milhões de toneladas, exportando 1,2 milhão de toneladas, tendo a China como principal destino.
Portanto, adotar todas as ações de biosseguridade em granjas de suínos é imprescindível. Segundo a Embrapa, a biosseguridade consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho.
Além disso, o mesmo documento destaca que as principais medidas de biosseguridade em granjas de suínos se baseiam em:
Isolamento da granja, em distância segura, de possíveis focos de vetores;
Cercamento da propriedade, impedindo a presença de pessoas não autorizadas e animais;
– Lavagem e sanitização das instalações;
– Restrição de visitas;
– Vazio sanitário entre cada lote;
– Adoção do programa de vacinações;
– Rápido isolamento e tratamento de animais que adoecem;
– Rigoroso controle de qualidade dos ingredientes de ração;
– Tratamento correto dos efluentes; e
– Destino correto dos resíduos das pocilgas.
Além dessas medidas, o uso de água potável e tratada para alimentação dos animais, bem como para higiene das dependências, também são indispensáveis.
Dessa forma, as práticas devem ser colocadas em prática nas granjas, com atenção desde o planejamento das atividades até a estrutura da granja. Assim, com destaque para a tela mangueirão. Conheça a seguir!
Tela mangueirão: isole e proteja a granja de suínos
Assim como acontece na produção aviária, a criação de suínos precisa atender às normas de segurança e biosseguridade, que visam a proteção dos animais no ambiente de criação. Nesse contexto, as telas têm uma participação fundamental.
O principal objetivo das telas é realizar o isolamento e proteção da granja contra agentes externos. Contudo, é fundamental se atentar às características da tela. O material, por exemplo, não pode machucar o animal (quando for de encontro à tela). Também deve facilitar o manejo.
Neste caso, a tela mangueirão, fabricada em material plástico pela ROMA, é uma excelente opção.
Seguindo a Portaria 265, de 17 de setembro de 2018 da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) a tela para Suínos ROMA foi desenvolvida para cercar e isolar a granja com eficiência.
Com essa solução, evita-se a exposição da criação aos agentes patogênicos e bactérias, causadores de várias doenças que comprometem a biosseguridade animal, como gripe e peste suína.
Nesse contexto, a tela proporciona o cercamento do perímetro do galpão, das esterqueiras e dos biodigestores. Dessa forma, as vantagens do produto incluem:
– Não enferrujar diante da exposição aos gases e líquidos;
– Não causar ferimentos aos suínos;
– Suportar as variações climáticas;
– Possuir fácil instalação.
Além disso, a tela mangueirão da ROMA possui espessuras de fios maiores (maior gramatura), assim como maior vida útil, com durabilidade atestada e comprovada por 5 anos.
Dessa forma, recomendamos que você conheça a tela mangueirão ROMA, e tenha o melhor produto à disposição para cercar e isolar os suínos da sua granja, garantindo a biosseguridade do sistema de produção.
Gostou dessa solução? Então solicite um orçamento para ter a melhor tela para granjas do mercado.