Qual o cenário e as tendências para fruticultura no Brasil em 2024?

O Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas, se destacando no mercado internacional. Conheça as novidades e fique atualizado no setor de fruticultura!

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, com reconhecimento consolidado no mercado internacional. Ainda que a agricultura e a pecuária representam expressiva participação no Produto Interno Bruto (PIB), 2023 ficou marcado como o ano da fruticultura.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o volume de produção registrado foi de 122,7 milhões de toneladas

Consequentemente, as exportações alavancaram e o resultado foi um recorde de faturamento no mercado internacional. 

A fim de colaborar com informações relevantes para o setor, a ROMA apresenta as principais tendências para 2024 e os fatores que contribuem para o aumento da performance produtiva. 

Cenário econômico da fruticultura no Brasil

O setor de fruticultura do Brasil conquistou um recorde de comercialização em 2023. 

A receita registrada com as exportações atingiu o patamar de US$ 1,2 bilhão, conforme informação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Ou seja, um crescimento de 26,3%, em relação a 2022.

Além disso, os motivos que destacaram a produção nacional são: clima favorável, oferta em períodos de entressafra de outros países, melhoria nas tecnologias logísticas e produtivas (cultivo protegido, por exemplo), maior capacidade de área plantada, entre outros.  

A diversidade de produtos e a demanda dos compradores internacionais possibilitou até a elaboração de um ranking das 10 frutas frescas mais exportadas (em volume): manga, melão, uva, limão taiti (lima ácida), melancia, mamão papaia, abacate, maçã, banana e laranja. 

No entanto, em 2024 os fruticultores devem ficar atentos às informações técnicas do setor. Uma delas foi divulgada pela equipe Hortifruti Brasil (Cepea/Esalq), na primeira quinzena de janeiro. 

Enquanto as regiões Sul e Sudeste terão que lidar com os efeitos do fenômeno El Niño, o Nordeste deve se destacar no 1º semestre. 

Quais os produtos mais comercializados?

Primeiramente é preciso destacar que a fruticultura, assim como as demais atividades agrícolas, conta com a participação de outros personagens importantes, como: mercado de insumos, tecnologias produtivas, especialistas das ciências agrárias e setor varejista. 

Em razão desses fatores, as tendências da fruticultura no Brasil para o ano de 2024 devem começar pelas projeções econômicas, tendo em vista que o faturamento foi obtido em dólar. 

Segundo o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, as frutas que mais se destacaram nas vendas externas foram:

Manga

– 51% em volume; 

– 15% em valor.

Uva

– 40% em volume;

– 57% em valor.

Melão

– 21% em valor;

– 3% em volume. 

É importante esclarecer que o Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas, com 950 mil estabelecimentos produzindo 60 milhões de toneladas. 

Outras informações positivas do setor de fruticultura são os indicadores sociais, já que é uma das atividades agrícolas que mais gera emprego, com 5 milhões de pessoas no território nacional.

Quais as principais tendências para fruticultura no Brasil em 2024?

Os resultados positivos, em termos de volume e qualidade, no setor de fruticultura envolvem uma série de técnicas, altamente tecnológicas e alinhadas às práticas sustentáveis de produção. 

Por isso, os produtores estão investindo em funcionalidades como: drones, sensores e dispositivos equipados com Inteligência Artificial (IA).

Bioengenharia

Bioengenharia é uma área de pesquisa que está se destacando no setor. 

Com pesquisas focadas em desenvolver produtos mais resistentes contra pragas e doenças, os melhoramentos genéticos contribuem ainda, na criação de plantas menos vulneráveis às intempéries climáticas. 

Descarbonização

Outro fator determinante para os negócios de fruticultura é a descarbonização

A redução na emissão de CO2 está no centro das atenções do mercado global, já que legislações internacionais aprovadas no ano passado, exigem um plano de mitigação das emissões por parte de produtores e indústria alimentícia.

Cultivo protegido

Vale acrescentar uma técnica produtiva que não é recente, o cultivo protegido

Com as melhorias e funcionalidades tecnológicas implementadas, o método conquistará maior espaço no mercado, por um de seus principais benefícios, a proteção dos cultivos em relação às mudanças climáticas. 

Contudo, para que esse modelo de produção alcance resultados ainda mais efetivos, é necessário a adoção de manejos. 

Entre eles, estão: sistemas de irrigação eficientes, manejo integrado de pragas e doenças e materiais que protejam efetivamente as plantas, contra raios solares, chuvas com granizo e geadas. 

Quais as novidades do semestre para a fruticultura no Brasil?

Novidades para a fruticultura no Brasil

Uma notícia importante para o setor de fruticultura nacional é a realização da Fruit Attraction, uma das principais feiras do setor europeu, no Brasil. 

A edição 2024 será realizada entre os dias 16 e 18 de abril, na Expo São Paulo, reunindo as principais tecnologias, em termos de equipamentos, produtos, melhoramento genético, entre outras novidades. 

Por isso, o evento é uma oportunidade especial para quem atua no setor e deseja aumentar parcerias e conhecimentos. 

Vale acrescentar que o país é o maior produtor de frutas e vegetais da Europa. Portanto, a vinda ao Brasil demonstra o reconhecimento da produção interna. 

Dessa forma, para continuar a manter os resultados positivos e conquistar novos mercados, fique em dia sobre o que há de mais recente, em termos de manejo e materiais de trabalho. 

Por entender a importância do setor, a ROMA conta com um departamento especializado na fabricação de produtos agropecuários. Os itens atendem demandas da pecuária, agricultura, e ainda, da fruticultura. Acesse o site e conheça as soluções disponíveis. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Category